Uma pesquisa feita pela Academia Norte-Americana de Pediatria (AAP) acompanhou por cinco anos aulas em diferentes escolas norte-americanas e chegou à uma conclusão: pausas entre as atividades são fundamentais para o aprendizado. Tanto as pausas curtas, entre uma atividade e outra, como as pausas mais longas ao final de cada semestre, com as férias escolares. O descanso entre as aulas proporciona a reposição de energia para fornecer um bom empenho e concentração para a próxima, e o tempo livre das férias são essenciais para que tudo o que foi aprendido durante o semestre seja fixado.
Mas não é só pelo aprendizado…
Férias também é vital para o crescimento e desenvolvimento psicólogico da criança. Segundo a psicóloga Nívea Fabrício, diretora pedagógica do Colégio Graphein (SP), em depoimento para revista Crescer:
“Durante as férias, as crianças montam um quebra-cabeça de tudo aquilo que elas aprenderam na escola. Eu percebo que elas voltam mais amadurecidas. Aquela que é mais tímida, fica mais falante, a que tem dificuldade em matemática, vem mais disposta para aprender a matéria.”
Ou seja, com o tempo livre proporcionado pelas férias, a criança tem mais oportunidades para experimentar atividades diferentes e usar o conhecimento que aprendeu em outros contextos. Assim como pode frequentar outros espaços que não a escola (ou até mesmo passar mais tempo em casa) promovendo novas experiências, novas amizades e contato com novas brincadeiras e jogos.
E é nisso tudo que a gente acredita na nossa Colônia de Férias: através de diferentes atividades, jogos e brincadeiras de roda, com intervalos de brincar livre, promovemos respeito ao tempo da criança, a integração entre elas e colocando-as como protagonistas deste período em que o mais importante não é a apreensão de conteúdos. O mais importante das férias, afinal, é a sensação de liberdade e de união, a descoberta de si e a descoberta de novos relacionamentos.
Viva as Férias!!